Diabetes: 10 notícias que podem mudar o tratamento

Diabetes: 10 notícias que podem mudar o tratamento

diabetes é uma doença cada vez mais comum na população, e com consequências sérias quando não controlado direito. Mas os avanços da medicina têm trazido boas notícias: estão surgindo cada vez mais novos aprimoramentos que facilitam o tratamento e a monitorização da glicemia alta. Listamos, com o apoio de especialistas, os dez principais:

1. Picada semanal contra a doença

Nos últimos anos, uma classe de medicamentos dominou boa parte do noticiário e dos congressos médicos focados em diabetes: os análogos de GLP-1. Ao simular a ação de um hormônio naturalmente produzido pelo corpo, o tal GLP-1, esse remédio injetável controla de uma forma mais inteligente o açúcar no sangue de quem tem diabetes tipo 2.

As primeiras versões do fármaco têm de ser aplicadas diariamente. Daí a sacada da indústria ao bolar uma opção de uso semanal, a semaglutida.

Segundo Gabriel Fagundes, gerente médico da Novo Nordisk (companhia que criou a medicação), ela mostrou melhores indicadores de redução e controle da glicose, além de instigar uma significativa perda de peso, na comparação com outros tratamentos.